Histórico
A primeira idéia de Brinquedoteca surgiu em 1934, em Los Angeles, através de um serviço de empréstimos de brinquedos como recurso comunitário, que existe até hoje.
Em 1971, realizou – se no Centro de Habilitação da APAE, em São Paulo, uma exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças excepcionais, aos profissionais e estudantes.
Ludoteca – ludo “jogo, divertimnento, brincadeira” e teca “cofre, estojo”
Brinquedoteca – 1981, Escola Indianópolis, em São Paulo, voltada para o ato de brincar, atendedndo diretamente a criança.
Definição:
É um mundo de brinquedos, de brincadeiras e de trocas. Um espaço preparado para possibilitar o acesso a grande variedade de brinquedos, onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar.
É um espaço para brincar, para contemplar fenômenos sociais, produzir pensamentos e explicações representando um novo sistema de aprender a aprender.
Diferentes Contextos:
n Hospital:
Trabalho de forma positiva para a recuperação do paciente. A criança encontra no brinquedo uma forma de distração e divertimento, passando até mesmo a compreender melhor seu tratamento.
n Crianças Especiais:
Em Centros de recuperação ou de apoio a crianças com paralisia cerebral, disfunções de fala e audição, problemas motores etc.
A brinquedoteca tem um papel importante, na medida em que reúne e disponibiliza brinquedos e brincadeiras capazes de ativar áreas que precisam ser trabalhadas pelo terapeuta.
Além disso, orientam os pais sobre como poderão brincar de forma enriquecedora com seus filhos.
n Circulante:
Praticamente inexiste no Brasil, é muito comum na Europa e no Canadá e tem como objetivo atingir as comunidades mais distantes e menos favorecidas que não têm acesso a brinquedotecas.
n Comunitária:
1) a falta de condições econômicas para vivenciar uma necessidade básica que é o direito ao lazer e ao brincar;
2) é que a maioria das famílias não tem uma moradia adequada no que diz respeito ao espaço, à ambientação e principalmente à segurança para o brincar;
3) a falta de orientação aos pais quanto a importância de um espaço estruturado para o brincar;
4) a falta de orientação dos pais em como utilizar os jogos, as brincadeiras e os brinquedos da forma mais adequada para estimular o desenvolvimento do filho;
5) a falta de um espaço onde possa resgatar a cultura lúdica infantil e principalmente um espaço para promover uma interação lúdica maior entre as gerações.
Perfil do Brinquedista
Ter curiosidade e disposição para descobrir brinquedos, jogos e brincadeiras novas e, ao mesmo tempo, interessar-se pela história das brincadeiras e pelo resgate dos jogos antigos;
Gostar de brincar e saber brincar, não somente com jogos e brinquedos prontos, mas também saber jogar com as mãos, os pés, a voz ou qualquer objeto, pelo prazer da brincadeira;
Além disso precisa entender do desenvolvimento das crianças. O ideal é que seja um educador, pois estará lidando com situações de aprendizagem em momentos preciosos de convívio e desenvolvimento das crianças.
Características essenciais a um (a) brinquedista: Sensibilidade, Entusiasmo, Determinação e Competência.
Brincar é coisa muito séria...
Talvez poucas pessoas saibam o quão importante é o brincar para o desenvolvimento físico e psíquico das crianças.
A idéia difundida popularmente limita o ato de brincar a um simples passatempo, sem funções mais importantes que entreter a criança em atividades divertidas.
Inúmeras vezes os próprios pais inibem as brincadeiras dos seus filhos, exigindo organização e acreditando que os estão ajudando, acelerando a aquisição de comportamentos desejáveis: manter tudo organizado e limpo. Estão na verdade, queimando uma etapa muito importante do desenvolvimento infantil.
Através do brincar a criança está experimentando o mundo, os movimentos e as reações, tendo assim elementos para desenvolver atividades mais elaboradas no futuro.
Olá, quero aproveitar o espaço para divulgar dois excelente materiais de recreação: o ALMANAQUE de BRINCADEIRAS e o ALMANAQUE de DINÂMICAS. Juntos, eles contém 1000 atividades educativas e recreativas, como brincadeiras de rua, brincadeiras folclóricas, brincadeiras infantis, dinâmicas de grupo e tarefas de gincana. É um material fantástico que todos deveriam ter. O download é gratuito. Acesse e Divulgue à vontade!
ResponderExcluirhttp://brincadeirasderua.zip.net