segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

BRINQUEDOTECA: FABRICA DE BRINCADEIRAS

BRINCADEIRAS DA INFÂNCIA...

Onde está a amarelinha?

pulávamos sem nos cansar...

um pé daqui outro acolá...

joga a pedra pra frente, pro alto são cinco Mariasse une a uma, a duas, a três...

Corre a criança da mamãe da rua,de um pé só e o equilíbriocontinua...

E dentro do garrafão, tanta alegria...

mal sabia ela que da garrafatambém correria...

Corre criançada, olha o paredãocorre molecada lá vem o cascudão...

Guardei estas latinhas para andar...

fico equilibrando, treinando pra na vidanão tropeçar...

vou tentando...

Estes três pauzinhos, formam a casinha,quantas vezes tomei conta para a bola não derrubar...

com o taco na mão, esquecia da vidacorria cruzava o taco e marcava as vitórias...

Perdia no triângulo, na bulica e no cruzo das pipas...

e até os quinze anos,no meio da ruajogava futebol...

As bonecas sempre alimentadasde banho tomado, dormiam...

E eu assim levada, menina peralta, corria o mundo a brincar...

Na perna de pau cada dia mais altaeu caminhava...

no rolimã eu corria, não fazia a curvae machucava...

Pique pega, de esconder, pique bandeira...

tanta vida pra viver...

só brincadeira...

mal sabe a criança que ao cresceré cobrada...

e fica só a lembrança da infância,quando brincada!...

Então pula a corda para aprender a pulare na margem, na borda do rio...

vamos nadar?...

Aqui não mais cabe falar dos amigos os "imaginários"...

aqueles que sempre apareciam para brincar...

nem falar dos animais de estimaçãoforam tantos não dá pra citar no universo da minha infância,

treinava o que sou...

Histórico

A primeira idéia de Brinquedoteca surgiu em 1934, em Los Angeles, através de um serviço de empréstimos de brinquedos como recurso comunitário, que existe até hoje.

Em 1971, realizou – se no Centro de Habilitação da APAE, em São Paulo, uma exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças excepcionais, aos profissionais e estudantes.

Ludoteca – ludo “jogo, divertimnento, brincadeira” e teca “cofre, estojo”

Brinquedoteca – 1981, Escola Indianópolis, em São Paulo, voltada para o ato de brincar, atendedndo diretamente a criança.

Definição:

É um mundo de brinquedos, de brincadeiras e de trocas. Um espaço preparado para possibilitar o acesso a grande variedade de brinquedos, onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar.

É um espaço para brincar, para contemplar fenômenos sociais, produzir pensamentos e explicações representando um novo sistema de aprender a aprender.

Diferentes Contextos:

n Hospital:

Trabalho de forma positiva para a recuperação do paciente. A criança encontra no brinquedo uma forma de distração e divertimento, passando até mesmo a compreender melhor seu tratamento.

n Crianças Especiais:

Em Centros de recuperação ou de apoio a crianças com paralisia cerebral, disfunções de fala e audição, problemas motores etc.

A brinquedoteca tem um papel importante, na medida em que reúne e disponibiliza brinquedos e brincadeiras capazes de ativar áreas que precisam ser trabalhadas pelo terapeuta.

Além disso, orientam os pais sobre como poderão brincar de forma enriquecedora com seus filhos.

n Circulante:

Praticamente inexiste no Brasil, é muito comum na Europa e no Canadá e tem como objetivo atingir as comunidades mais distantes e menos favorecidas que não têm acesso a brinquedotecas.

n Comunitária:

1) a falta de condições econômicas para vivenciar uma necessidade básica que é o direito ao lazer e ao brincar;

2) é que a maioria das famílias não tem uma moradia adequada no que diz respeito ao espaço, à ambientação e principalmente à segurança para o brincar;

3) a falta de orientação aos pais quanto a importância de um espaço estruturado para o brincar;

4) a falta de orientação dos pais em como utilizar os jogos, as brincadeiras e os brinquedos da forma mais adequada para estimular o desenvolvimento do filho;

5) a falta de um espaço onde possa resgatar a cultura lúdica infantil e principalmente um espaço para promover uma interação lúdica maior entre as gerações.

Perfil do Brinquedista

Ter curiosidade e disposição para descobrir brinquedos, jogos e brincadeiras novas e, ao mesmo tempo, interessar-se pela história das brincadeiras e pelo resgate dos jogos antigos;

Gostar de brincar e saber brincar, não somente com jogos e brinquedos prontos, mas também saber jogar com as mãos, os pés, a voz ou qualquer objeto, pelo prazer da brincadeira;

Além disso precisa entender do desenvolvimento das crianças. O ideal é que seja um educador, pois estará lidando com situações de aprendizagem em momentos preciosos de convívio e desenvolvimento das crianças.

Características essenciais a um (a) brinquedista: Sensibilidade, Entusiasmo, Determinação e Competência.

Brincar é coisa muito séria...

Talvez poucas pessoas saibam o quão importante é o brincar para o desenvolvimento físico e psíquico das crianças.
A idéia difundida popularmente limita o ato de brincar a um simples passatempo, sem funções mais importantes que entreter a criança em atividades divertidas.

Inúmeras vezes os próprios pais inibem as brincadeiras dos seus filhos, exigindo organização e acreditando que os estão ajudando, acelerando a aquisição de comportamentos desejáveis: manter tudo organizado e limpo. Estão na verdade, queimando uma etapa muito importante do desenvolvimento infantil.

Através do brincar a criança está experimentando o mundo, os movimentos e as reações, tendo assim elementos para desenvolver atividades mais elaboradas no futuro.

Um comentário:

  1. Olá, quero aproveitar o espaço para divulgar dois excelente materiais de recreação: o ALMANAQUE de BRINCADEIRAS e o ALMANAQUE de DINÂMICAS. Juntos, eles contém 1000 atividades educativas e recreativas, como brincadeiras de rua, brincadeiras folclóricas, brincadeiras infantis, dinâmicas de grupo e tarefas de gincana. É um material fantástico que todos deveriam ter. O download é gratuito. Acesse e Divulgue à vontade!

    http://brincadeirasderua.zip.net

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