sábado, 25 de abril de 2009

Ai, ai, ai Quanta... Ansiedade


Conversando com as amigas de trabalho, estávamos especulando a pergunta que não quer calar, rsrsrsrsrs: Porquê comer para algumas engorda??? Mas é tão bom... Deste assunto fomos para na famosa ansiedade com relação a comer ou não. Excelente reportagem do Programa Profissão Repórter na Rede Globo, sobre alimentação. Os mais famosos distúrbios de alimentação, a anorexia e a bulimia é o que se fala no momento, fiquei horrorizada de assistir ao sofrimento daquelas pessoas, umas tentando aumentar o peso e outras para diminuir, mas o sofrimento era o mesmo. Através da ansiedade podemos devolver várias doenças psicológicas, como os vícios por exemplo.
A ansiedade é um mal-estar que está ligado a sentimentos de medo, tensão e perigo. Pode ser desenvolvida durante a infância onde a criança se torna carente e insegura, pode ser de origem genética ou pode ser desencadeada pela dificuldade de aceitar o novo. Seus sintomas são: taquicardia, sudorese, tremores, tensão muscular, aumento do desejo de urinar e defecar, cefaléia, dor no estômago, transpiração excessiva entre outros.
A ansiedade é o início de algumas doenças psicológicas que necessitam de tratamentos e cuidados especiais. A síndrome do pânico caracteriza pessoas com pavores exagerados decorrentes de situações imaginárias como ter medo de morrer de repente, de passar mal e não ser socorrido e outros.
A ansiedade tem-se tornado companheira assídua na vida de grande parte das pessoas, dependendo da vida que elas levam, quase sempre de baixa qualidade. Infelizmente, ela pode causar um rebaixamento da auto-estima, pois o indivíduo começa a acreditar que é incapaz de realizar determinadas tarefas. A partir deste momento, ele passa a conviver também com o medo, principalmente o de errar, o que às vezes provoca uma paralisia nas ações e atitudes, impedindo-o até mesmo de tentar executar um trabalho.
Acredita-se também que acontecimentos traumáticos do passado – algo dito por alguém, uma ofensa, uma calúnia, uma ação negativa que, a partir de um dado momento, repercute na vida da pessoa atingida – podem estar nos bastidores das histórias que desencadeiam a ansiedade, representando o papel de fatores invisíveis destes distúrbios emocionais. Muitas vezes é necessário recorrer a uma terapia, aliada a um bom tratamento psiquiátrico e a outras terapêuticas complementares, para se libertar desse mal psíquico, encontrando assim um meio de superação deste desafio, e uma existência imbuída de melhor qualidade e de um constante amadurecimento mental.
Os riscos da sociedade atual, porém, são interpretados como preponderantes aos fatores biológicos dos antigos primatas. A ameaça de perder o status, o poder, os amores, os amigos, as possibilidades de concretizar determinados planos, a proximidade do desconhecido, do novo, e outros tantos perigos modernos, são fatores desencadeantes deste desequilíbrio emocional.
Opa, confesso que sou uma chocólatra, rsrsrs. Estudos sobre o chocolate revelam que o mesmo possui uma substância que causa uma sensação de bem estar e alivia a ansiedade. O grande problema é a briga com a balança depois. E nada como estar bem consigo mesmo, ou seja, mais auto estima, menos ansiedade.
Bom Final de Semana!
Kisses!!!

By VickaLuz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço Psy p comentários