sexta-feira, 10 de abril de 2009

Autismo: Ser diferente, não é ser melhor ou pior…

Olá,

Baseado no livro "Uma Menina Especial" Histórias e Curiosidades Sobre o Autismo de Heloísa Brito, este texto sobre o autismo vem tratar de uma forma leve e descontraída sobre um tema um tanto enigmático e curioso.

O Autismo não é uma síndrome nova. Existem citações de registros na História Antiga da Medicina. Na História Antiga da Rússia se registra a influência do Autismo sobre a política e a religião.
Não é somente na tradição do Cristianismo Oriental que se evidencia a influência do Autismo na religião e no pensamento político. Existem exemplos muito antigos que atravessaram os séculos.
Uma coleção de lendas escritas no século XIII, As Pequenas Flores de São Francisco de Assis, além do seu valor histórico, posto que narram as tradições orais da primeira e segunda geração de Franciscanos, é um dos tesouros da literatura mundial.
Uma seção inteira dessa coleção de 14 lendas contém a mais charmosa e curiosa história do Irmão Juniper. Essas histórias não pareceriam tão curiosas, não fosse o fato de serem baseadas na vida de um indivíduo autista, entre os primeiros seguidores de São Francisco.
Essas lendas foram traduzidas para o inglês no século XIX e, em 1953, foram traduzidas pelo frade Dom Roger Hudleston para o inglês moderno.
Existiram na velha Rússia os Bobos Abençoados, cuja relevância para o Autismo não deixa dúvidas quando relatadas pelo estudioso da História da Rússia, Horace W. Dewey.
Houve também dois casos bem documentados do final do século XVIII e início do século XIX: O Menino Selvagem de Aveyron, e o misterioso caso de Kaspar Hause.
Entre outras coisas as histórias nos permitirão examinar, com clareza e objetividade, como os fatores ambientais podem interferir na vida de um indivíduo e influenciar, secundariamente, no seu desenvolvimento emocional e na adaptação social.
No desenrolar das histórias, está a certeza de que a ciência progride e, a cada dia, novas descobertas são feitas. A visão de ontem não é a mesma de hoje e nem será a de amanhã.
Atualmente existe um grande interesse em se descobrir a natureza do fenômeno, pois estamos apenas engatinhando em relação ao conhecimento da síndrome.


Heloísa Brito foi maravilhosa neste livro tão bem trabalhado de forma criativa, na junção do científico com o leigo. Qualquer pessoa consegue ter uma compreensão boa deste tema. Que aliás não pretendo ficar só nesta postagem, mas em muitas outras.

A renovação é uma riqueza a ser buscada.

E sempre é tempo de recomeçar!

Um bom feriado a todos!!!


Feliz Páscoa!!! :-)



By VickaLuz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço Psy p comentários