sábado, 7 de novembro de 2009

SOLIDÃO

Solidão não é a falta de pessoas para conversar, passear ou fazer sexo... Isto é CARÊNCIA.
Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar... Isto é SAUDADE.
Solidão não é o isolamento voluntário a que nos impomos, por vezes, para realinhar os pensamentos... Isto é EQUILIBRIO.
Solidão não é o claustro voluntário que o destino nos impõe... Isto é um principio da NATUREZA.
Solidão não é o vazio de pessoas ao nosso lado... Isto é CIRCUNSTÂNCIA.
Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma.


A idéia que a maioria das pessoas faz da solidão é de um sentimento doloroso que nos acomete em determinados momentos. Aquela sensação de mal-estar que nos invade na sexta-feira à noite ou no domingo à tarde quando estamos sozinhos em casa, sem programa. Ou é o estado em que um amigo se encontra porque está passando por um período difícil, depois de uma separação. Na verdade, a solidão é uma condição imanente ao homem, faz parte da vida. Só que, em certos momentos, a percebemos mais agudamente e não sabemos como lidar com ela.

O comportamento apresentado pelas pessoas solitárias pode ser uma forma de defesa contra traumas, sofrimentos e rejeições vivenciadas até mesmo na infância, revelando o medo do amor através do isolamento.

A origem essencial da solidão é o medo de amar, este pode ser visto no comportamento de fuga, ciúme e competição. Uma forma de lidar com a solidão é demonstrando os sentimentos, através de atitudes de doações em relação ao outro, ou seja, tomar a iniciativa de interessar e amar o outro.

SOLIDÃO A DOIS

O próprio ciúme não é apenas a desconfiança, mas uma certeza que se transforma em algo mórbido, por percebermos que o outro pôde ou poderá não apenas atingir maior satisfação e poder sobre nós, mas, que em síntese, soube lidar melhor com seus complexos de rejeição e inferioridade. O ciúme é o irmão gêmeo univitelíneo da inveja.

Uma das experiências de maior angústia que recaem sobre determinado ser humano, é quando o mesmo descobre que apesar de usufruir de determinado relacionamento, não conseguiu efetivamente eliminar o problema da solidão. A sensação primeira é sentir que não se tem o que se merece, causando ansiedade e total desconforto pessoal. A primeira e básica lição para qualquer tipo de relacionamento, é expor a insatisfação, sendo este ato uma prova de real amor, pois abre a porta para que ambas as pessoas reflitam sobre o desafio de estar com alguém e manter a chama do prazer. A falta do diálogo franco e profundo, apenas aprisionam ambos nos fantasmas da carência e insatisfação generalizada. Toda vivência negativa deveria ter o intuito de transformar determinada barreira em um novo caminho de evolução da relação. Infelizmente preferimos perder nosso companheiro para uma trama mal resolvida do inconsciente da pessoa, renegando por completo o potencial criativo e a coragem de mudar. Como é extremamente fácil perder aquela habilidade ou fidelidade em admirar o outro. O fato é que a maioria dos relacionamentos, provam a dificuldade de se encontrar pessoas que realmente caminhem juntas, no mais profundo de suas almas e atitudes. (Antônio Carlos Alves de Araújo-Psicólogo)


Então para encerrar, vamos de Sandra de Sá...

Solidão,dá um tempo e vá saindo,de repente eu tô sentindo,que você vai se dar mal.
Solidão,meu amor está voltando,daqui a pouco está chegando,me abraçando todo meu,meu, meu...
A solidão é nadavocê vem na hora erradaem que eu não te quero aqui
Que solidão que nada,eu preciso é ser amada,eu preciso é ser feliz
Solidão,ele disse que me ama,se amarrou em mim na camame levou até o céu,céu...



VickaLuz



Um comentário:

  1. Cara, muito bom o texto, amei!
    Parabéns! Texto riquíssimo!
    Beijos!

    Erasmo Deterra

    ResponderExcluir

Espaço Psy p comentários