domingo, 15 de novembro de 2009

TENHO CIÚMES... CIÚMES DE VOCÊ


Impiedosamente lanças o grito e destróis-me com a vaidadedo teu ego desmedido,lançando olhares e gentilezas,palavras e graçasque m’atraiçoam.
Enquanto ardo na fogueiraque ateei com despeito,rogo para que as chamaste queimem o orgulhoe que os desvios dos caminhoste tragam tão somente a mim.
A cegueira que m’atingelevanta o punhale crava-to no peito!
Vera Sousa Silva

O ciúme é um sentimento bem conhecido de todos. Quem nunca o experimentou ao longo da vida? Isto significa que ele é uma emoção bem comum, conferindo até um certo sabor ao relacionamento afetivo. Alguns afirmam inclusive que ele mantém a chama da paixão acesa. E também, como o medo, é uma espécie de antena que nos alerta quanto à presença ou ausência do amor na relação, portanto indica a proximidade ou não de um certo perigo para a interação entre os parceiros.

O ciúme se manifesta: - perante uma ameaça à solidez de um relacionamento; - diante da possibilidade de perda da pessoa por quem se tem ciúme; - ou quando se detecta a perda da exclusividade em relação ao sujeito passivo do ciúme.

O ciume destaca principalmente aspectos psicológicos que denotam a angústia, conflitos interiores, solidão, insegurança, baixa auto-estima, sentimento de inadequação e um sofrimento que nos corrói por dentro prejudicando diferentes aspectos de nossa vida e de nossa motivação.
A psicologia padronizou o ciúme como um distúrbio de personalidade e extrema insegurança da pessoa. Embora o mesmo seja evidentemente uma prisão e tortura para quem o carrega, poucos falam sobre se o parceiro consciente ou inconscientemente têm prazer em despertar tal sentimento. A vítima não é quem sofre pelo ciúme de alguém, mas ambos precisam se conscientizar que produzem a dois tal fenômeno. Alguns dizem que uma certa dose de ciúme até é saudável para a manutenção da chama do relacionamento; o problema é que nunca vi alguém poder manter o controle da dosagem certa em tal acontecimento. O ciúme é a mais pura manifestação da angústia, contaminada pelo ódio, sendo uma espécie de intuição infalível baseada neste último. Remonta a processos arcaicos da infância, onde a leitura inconsciente é a certeza do abandono; ou pior ainda, conseguir o objeto de extremo desejo e não poder mantê-lo. A psicanálise achava que o ciúme era o retorno do complexo de Édipo (a disputa pela posse de um dos genitores entre a criança e o adulto do sexo oposto no caso da heterossexualidade); em outras correntes da psicologia a análise do ciúme se dava pelo extremo complexo de inferioridade da pessoa numa situação de disputa. A verdade é que a própria existência do ciúme prova uma ambição e medo da perda perante algo conquistado, e que a pessoa sempre procurou o objeto amoroso revestido do cunho da competição. Podendo levar a pessoa a uma PARANÓIA...
Nesse tipo de paranóia, a pessoa está convencida, sem motivo justo ou evidente, da infidelidade do parceiro e passa a procurar “evidências” da traição. Nas formas mais exacerbadas, o ciumento passa a exigir do outro coisas que limitam a liberdade deste.

O tratamento do ciúme deve ser buscado na medida em que trouxer sofrimento para a pessoa, e esta não conseguir lidar com a situação. Podendo assim confiar mais em si mesma, sentindo-se mais forte para que possa julgar melhor, e ter um melhor discernimento das diferentes situações do real que lhe causam o ciúme. Também aprender a lidar melhor com a rejeição, e tornar-se um indivíduo com capacidade de se relacionar com com as pessoas e com o meio onde vive, sentindo-se bem aceita e aproveitando melhor os diferentes momentos.


Tenho ciúmes de você
Não dá pra esconder
E amar assim não me faz bem
Como é que eu posso imaginar
Em dividir o seu olhar
Com outro alguem
Tenho ciúmes de você
Sou louco por você
Passo da conta sem sentir
E sofro só de imaginar
Outra pessoa em meu lugar
Te possuir
Sou ciumento até demais
E nessas horas sou capaz
De magoar quem machucar meu coração
Eu quero é tudo de você
Te dividir só se eu morrer
Não tenho culpa se eu te amo tanto assim
Ciúme acende a paixão
E que se dane a razão
O que eu mais quero é ter você
Perto de mim

(Tenho Ciúmes De Você
João Paulo e Ricardo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço Psy p comentários